114 comentários em “Tudo que você sempre quis saber sobre Impedância!

  1. Em um aparelho de som residencial, é possível aumentar a impedância? Comprei um aparelho de 5 ohms no subwoofer que simplesmente não “bate”. E a assistência garantiu que não é defeito, foi mal fabricado mesmo.

    Curtir

  2. Já havia lido diversas explicações sobre a impedância e o “casamento”, mas o seu texto clarificou o assunto!

    Tenho uma dúvida quanto a impedância nominal: existe algum caixa em que a variação seja mínima, ou seja independente da frequencia empregada a impedância sempre esteja próxima da nominal?

    Curtir

  3. Foi fantástico suas explicações. Fiz até um resumo para consultar, pois a clareza das informações vão me ajudar em muitas dúvidas que eu tinha. Obrigado mesmo!

    Curtir

  4. Texto muito bem escrito e informativo, parabéns!!
    Só fiquei na dúvida quanto ao casamento de impedância, pois quando se fala de conexão entre instrumentos musicais e pré-amplificadores já ouvi falar que a entrada do pré tem que ter uma impedância 10x maior que a saída do instrumento…
    Se você pudesse esclarecer eu agradeceria!!
    Obrigado!!!

    Curtir

  5. Excelente!!! Porém, me diga uma coisa. Devido a inversalidade da coisa. me explique isso:… num exemplo: 600ohms x 300ohms – qual é baixa e qual é alta impedência? Ou seja minha dúvida cruel, não me refiro ao que seja maior ou menor, mas sim. alto e baixo… PS – se é difícil pra perguntar, imagina pra entender?

    Curtir

  6. duvida meu amp trabalha em 2onhm ligo nele 4 auto falante de 8 onhm o resultado atras das caixas e 2 ohnm mas como uso cabo de 4mm e 5 metros o resultado no amp chega 3 onhm entao liguei mais 2 auto falantes de 8 ohm e o resultado no amp foi 2 onhm o som rendeu muito o ganho ficou legal tem problema eu usar 6 auto falante de 8 onhm numa saida sendo que o resultado final e 2 ohm

    Curtir

  7. Primeiramente, muito obrigado pelas explicações.
    Tenho um amplificador de 800 w 4 ohms stereo e 4 caixas trio com 1 alto falante de 8 ohms.
    Minha dúvida, que bitola de cabo devo usar nas conexões de saída do aparelho para as caixas.
    Agradeço desde já.

    Curtir

  8. em tão li todo seu artigo apesar de ja te estudado, e sempre bom relembra.muito!
    mas gostaria de uma luz, pramim 2 falantes d 8 ohms na caixa mas eu quero o mesmo 8ohms de resutado e possivel?

    Curtir

    • Boa noite. Em paralelo se for 4 ohms bobina simples vai dar 2 ohms vai tocar bem mais não no máximo pois o máximo seria 1 ohms potência e 1 ohms alto falantes. Quando os alto falantes fica com ohms maior até que não queima mais se o ohms da potência ficar maior do que os alto falantes vc vai torar tudo Abraço.

      Curtir

  9. Ola,
    Gostei muito da explicação, mais fiquei com uma dúvida. Amigo se por exemplo eu tenho um amplificador de 8ohms e 320w eu poderia usar um falante de ohms menor desde que a potencia de saída seja equivalente ?

    Curtido por 1 pessoa

    • Amigo, vc peguntou exaaatamente o que eu também queria saber, e o melhor é que não faz muito tempo. Aguardo a resposta também. Saudações. E parabéns ao editor pela ótima matéria.

      Curtir

  10. Boa noite minha pergunta é pode até ser idiota mais me responda uma coisa por favor …posso ligar alto falantes de ohms diferentes? tipo tenho dois de 4 ohms bobina dupla e um de 2 ohms bobina dupla. Posso ligar seja qual for o resultado? Vamos supor que eu faça está ligação e consiga 4 ohms daí eu ligo em um módulo de saída 4 ohms tudo bem a dúvida é posso ligar eles mesmo sendo de ohms diferentes obrigado.

    Curtir

  11. Comprei três partes de caixas de mesmo modelo e marca sendo que cada par uma é ativa e outra passiva, quando liga à ativa na passiva faz um barulho altíssimo em baixa frequência, se ligo a ativa só funciona bem e se ligo a passiva em um amplificador qualquer que não a da ativa também funciona bem, alguém pode me ajudar?obg.

    Curtir

  12. Boa tarde amigo.. gostaria de saber como faço para ligar 8 falantes de 4 homs cada, para chegar em um resultado final de 4 homs, pois tenhoo 8 falantes de 4homs e preciso da soma final 4homs..grato desde já…

    Curtir

  13. Dúvida
    Tenho uma módulo automotivo. 1000w RMS.
    4/2 ohms. 4 saidas e brigded . Para usar a potência máxima, seria de 1000w teria de usar 250w por canal.
    Minha dúvida é.
    Usar 2 auto falantes de 125w 4 ohms ligado em paralelos por canal?
    O que seria o correto?

    Curtir

  14. Boa tarde, vc pode me ajudar?

    Tenho um Amplificador com saídas de 4 ohms e vou ligar 2 caixas de som (direita e Esquerda)

    Estou montando as duas caixas de som sendo que para cada uma tenho:

    – 5 alto falantes de 4 ohms
    – 1 corneta de 8 ohms

    Como ligo esses alto falantes e a corneta em cada caixa de som respeitando a impedância de saída?

    Grato pela atenção

    Felipe

    Curtir

  15. Gostaria de tirar uma dúvida,e no caso de uma caixa amplificada ? Impedância 4 ohms ,100 watts rms ,75 db, espectro de frequência de 30hz a 20khz!! Testei o som e queria saber pq é tão potente,e nele não especifica a saída da em voltagem,somente aquela tensão de 110 a 220 v !! O som é o Hs sound brav 8000

    Curtir

  16. Bom dia , estou com um problema de impendancia , assim, eu tenho 5 alto-falntes Eros SDS 2.7

    tres em uma caixa em cima com ligação paralela , e dois numa caixa em baixo com ligação paralela tamb, a montagem fica assim:

    0 0 0
    0 0 = entao eu fiz o seguinte ve se da pra entender

    🔊 8 e 8 = 4.. e 4🔊= 2
    🔊 4 e 4 = 2 e com 2= 1 ohms ,

    no final de tudo ta dando 1ohms, mas misturando falantes de diferentes ohms,
    os dois de baixo sao de 4 ohms.
    e os tres de cima , um de 4 ohms e dois de 8 ohms = 4 8 8
    4 4. fica assim a montagem

    as impendancia ai ficam corretas na teoria. minha duvida é :

    Posso juntar e misturar alto-falantes de diferentes ohms para casar impendancia ?????

    e no caso como a ligação das duas caixas é paralela, corre o risco de os falantes da caixa de cima com tres, o de 4 ohms que esta sozinho vai receber mais potencia que os outros, meso em ligação paralela ????

    Eu posso juntar 8ohms com 4ohms ?????
    Não seio que fazer, por favor me ajude !

    Atualmente uso os cinco de 8 ohms.!, mas impendancias nao estao corretas.
    desde ja muito obrigado !!!

    At; Franklin Soares

    Curtir

    • Ansioso pela resposta aqui… Pq eu estou com um problema parecido também! Abraço! Se houver um grupo referente a som, impedância, elétrica e coisa do tipo me coloquem por favor: 86994439282 meu número aí! Abraço!

      Curtir

  17. Ótima explanação, mas, remanesceu uma dúvida. Tenho um módulo de 5 canais, JBL, que trabalha com 2 ou 4 ohms. Posso mandar 4 ohms para os autofalantes e 2 ohms para o subwoofer? Ou todos os falantes devem estar com a mesma impedância? Abraços a todos

    Curtir

  18. Bom dia tem um gol g6 o som e original coloquei 4 6×9 pioneer 4 tweeter selenium um banda 8.4 pra voz sd 400 pro tweeter sd 700.1 pro grave mais esta queimado o de grave ja queimo 3 cara preta 310 e um bravox uxp de 800 rms o que pode esta acontecendo

    Curtir

  19. Boa Noite! Gostaria de sua ajuda e análise se estou efetuando as ligações de maneira correta ou se existe outras ligações que me favoreciam no aproveitamento melhor de meu som. Tenho um amplificador de 1300W rms em 4 Ohms e saída para 4 caixas com impedância mínima de 4Ohms. Ele aceita 8 e 4 Ohms. Possuo duas torres de caixas, sendo: 2 caixas com dois falantes de 8Ohms de 150W; Duas caixas Sub de 1 falante de 250w com bobina dupla de 4+4; uma caixa com duas cornetas de 120W e duas caixa de 3 tweeter de 120w cada. Estou efetuando a seguinte ligação, usando dois canais: A caixa com dois falantes estão ligados em paralelo com impedância total de 4Ohms; A caixa de Sub está ligada apenas uma bobina, logo a impedância também é de 4OHms. Essas duas caixas estão ligadas em série para uma impedância de entrada de 8Ohms. Está correto minha ligação?

    Curtir

  20. Show d bola a explicação. Tenho uma dúvida. Tenho um mini system com duas saída de 6 ohm e quero coloca outra caixa no lugar mais não acho falante de 6 ohm como Fasso?

    Curtir

  21. Muito legal para quem estuda eletrônica to seguindo mesmo caminho do meu pai que tem uma eletrônica a mais de 20 anos no conde Bahia. Eletrônica 2irmãos

    Curtir

  22. Por favor me tire uma dúvida tenho um par de caixas de 6 ohms Panasonic que em cada uma tem dois pares de fios como liga-las em um Receiver stereo sem danificar os canais?.

    Curtir

  23. pessoal tenho 3 falantes um de 6ohm e dois de 4ohns e preciso ligar eles num home q tem impedancia de saida de 3ohns qual a melhor ligação pra fazer?

    Curtir

  24. Boa noite. Uma dúvida: meu aparelho tem potência de saída de 200 w rms. Possui duas caixas com 100 w rms cada com 4 omhs. Eu poderia instalar mais duas caixas de som de 100 w rms cada, uma em cada canal? Isso irá afetar o amplificador? Se sim, qual seria a melhor opção para que pudesse ter 4 caixas?

    Curtir

    • Prezado Pedro,

      Você precisará de 2 caixas com 8 ohms cada e ligá-las em paralelo, ou, ligar duas caixas de 4 ohms em série, que daria uma resultante de 8 ohms, não haveria danos ao equipamento, porem haveria uma diminuição na potencia sonora.

      Atenciosamente,

      josé Carlos

      Curtir

  25. Boa tarde!

    O meu amplificador ou mesa amplificada tem potência de saída de 500 w rms total sendo em duas saídas de 250 w rms com 4 ohms cada e Tenho duas caixas de 250 w rms com 8 ohms cada,
    A minha duvida é que as caixas são 8 ohms e as saidas do amp.são de de 4 ohms posso conectar sem problemas ao aparelho ou as caixas ou tem que ser iguais em tudo?

    Obrigado.

    Curtir

    • Prezado Tarciano,

      Você pode sim ligar as caixas de 8 ohms na potência com saída de 4 ohms. Não haverá danos aos equipamentos, porem, haverá uma pequena perda de potência sonora. Nunca faça o contrário, ligar caixas de 4 ohms em equipamentos com saída de 8 ohms. Aí sim poderá haver danos.

      Atenciosamente,

      josé Carlos

      Curtir

  26. Tenho una caixa amplif. Storm, de 50w de potencia, quero ligar nela uno computador de mesa positivo para assistir alguns filmes, como proceder. Obrigado.

    Curtir

  27. Perfeita a explicaçao.. porem me surgiu uma duvida.. um auto falante que tem bobina 2ohm ( que passa mais corrente) esquenta mais rapido do que um falante 8ohm?(aplicando a mesma potencia e tempo em ambos)

    Por outro lado, em questao de pressao, ou desempenho, tocaria mais forte, por conduzir maior energia?

    Curtir

    • Prezado Lucas,

      O que provoca o aquecimento da bobina é a potência aplicada. Um calculo básico de potência é a multiplicação da corrente pela voltagem e a unidade é o Watt. Quando a impedância do falante é menor, há um aumento da corrente e uma diminuição da voltagem. Portanto o que realmente importa é a potência aplicada.
      Quanto ao desempenho, depende do “rendimento” do falante que é dado pelo fabricante em SPL. O rendimento indica a capacidade do alto falante em transformar sinais elétricos em variação de pressão sonora, ou seja, em som.

      Espero ter ajudado em suas dúvidas,

      Atenciosamente,

      josé Carlos

      Curtir

  28. Minha dúvida é a seguinte… Tenho uma mesa amplificada que posso usar como 4 ohms ou 8 ohms. Porém minhas caixas são de 6 ohms. Qual a melhor maneira de usar para que não prejudique minha mesa amplificada?

    Curtir

  29. bom dia .eu me chamo claudio e mecho com som proficional de de meus 15 anos e oje veio uma duvida na minha cabeça ( pergunta ignorante )…um amplificador estereo a impedancia especificada pelo fabricante . um exemplo amplificador com impedancia minima de 2 hms e por canal ou os dois juntos .prq quando o aparelho e mono eu seu que um unico canal e 2 hms . me ajuda ai obg

    Curtir

  30. Meu Receiver é de 8 e 6 ohms (Pioneer elite vsx53) mas não sei qual a impedância do subwoofer es250p jbl, pois o es150p queimou e não sei qual foi o motivo, agradeço a quem possa ajudar
    Levi Rufino.

    Curtir

    • Prezado Levi,

      O subwoofer JBL ES250P é um subwoofer ativo, ou seja, o sinal de áudio deve ser enviado por uma saída de linha, de preferência LFE. Neste caso a impedância do falante do subwoofer não tem relação com as ligações feitas pelo usuário.

      José Carlos

      Curtir

  31. Boa noite, é o seguinte possuo um conjunto de 6 falantes de 4 Ohms e 70 watts rms cada um, e um módulo Taramps TS400/4, pretendo ligar todos eles ao módulo, sendo que a impedância mínima do módulo em bridge é de 4 Ohms e 200w rms. Posso utilizar a ligação em série/paralelo ao mesmo tempo em 3 falantes que a impedância resultante seria 6 Ohms (ou não)? ligando-os em bridge no módulo? Sei que perderia rendimento de potência, porém é para som interno pois a saída do som mesmo é muito fraca. Obrigado

    Curtir

    • Prezado Alcinei,

      Sim. Pode utilizar essa combinação que terá como resultante 6 ohms ligando na saída de 4 ohms. Como voc^Çe mesmo disse, haverá uma perda de potência, mas, não comprometerá o funcionamento do amp. Faça uma verificação das fases dos conjunto de três alto falante para checar se não houve inversão de fase. Para esse teste, utilize uma pinha 1.5 V, ligando no par de cabos que será ligado ao amplificador e verifique se todos os cones se movimentam na mesma direção. Ou todos para frente, ou todos para trás. Se houver um falante com o movimento invertido em relação aos demais, haverá concelamento de fase e o resultado sonoro será bastante prejudicado.

      Abraços, boa sorte,

      José Carlos

      Curtir

  32. Ola. muito boa mesmo! mas como eu achava que conseguia medir com multimetro a impedancia ..por isso que que sempre da menos nas medicoes…quero saber se tem como verificar a exatidao das expecificacoes marcadas nas caixas quando dizem 8 ou 4oms…obrigado

    Curtir

    • Prezado Robson,

      A medida de impedância é feita de forma dinâmica, com um sinal de 1Khz. Nos manuais dos aparelhos, geralmente, é indicado como a medida foi feita.
      Com o multímetro, é medida a resistência do fio da bobina de forma passiva, com corrente DC. Essa medição serve para termos uma ideia da impedância real do falante. Como os valores são sempre o dobro, 2, 4, 8 ou 16,por meio do multímetro conseguimos identificar a impedância de forma indireta.

      Atenciosamente,

      José Carlos

      Curtir

    • Prezado Josue,

      Precisa verificar no manual do aparelho. É bastante provável que seja para cada canal.

      Impedância é uma coisa, potência é outra coisa. Se ligarmos as impedâncias de forma errada, haverá prejuizo no rendimento do sistema e poderá sobrecarregar o circuito de saída do amplificador e causar danos ao circuito e ao falante.

      Atenciosamente,

      josé Carlos

      Curtir

  33. Amigo, pergunta simples mas de resolução complicada: Como faço pra deixar uma bobina dupla de 4ohms com impedância de 4 ohms? … Se ligar a bobina em paralelo cai pra 2 ohms, se ligar em série sobe pra 8 ohms… Como deixo em 4 ohms? Existe algum circuito ou produto que faça isso?

    Curtir

  34. Bom dia a todos!
    Ganhei de presente um par de caixas Gradiente Magnum 120, o problema é que elas estão maltratadas.
    O antigo dono troco o tweeter e o midrange por modelos de 8ohms e deixou o woofer original que é de 4ohms.
    O que posso fazer, já que a caixa posse divisor de frequência interno ( uma plaquinha)?
    Devo trocar o woofer por um de 8? ou devo trocar os outros dois por modelos de 4ohms e deixar-la original novamente.
    O Reciver que usaria nelas é Denon AVR-S720W, ele aceita de 4 a 16 ohms

    Curtir

  35. Boa noite, tenho um subwoofer de 4ohms e ao realizar a medição com um multímetro tive o seguinte retorno de 3,4ohms, subtraindo os 0,2ohms que o multímetro tem, ele estaria com 3,2ohms, isso é normal? Quer dizer que a bobina está em curto? Corro o risco de queimar meu amplificador que em ponte o mínimo é 4ohms? Obrigado.

    Curtir

  36. Ótimo texto, poucas leituras esplicam de forma tão sucinta o assunto, mas, restou uma abordagem que é o motivo de minha pesquisa na área, como devemos mensurar e até que ponto conciderar a resistência dos cabos que interligam as saídas dos amplificadores às caixas acústicas?
    Parabéns e obrigado.

    Curtir

  37. muito boa essa “aula”, parabéns, infelizmente estou com caixas de 3 ohm e um receiver que começa de 4 ohm até 16 ohm, e gostaria de conectá-las, mas estou morrendo de medo que ferrar com tudo…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s