A história e a tradição dos produtos da Fender® ultrapassam gerações de músicos e entusiastas.
Uma empresa que nasceu nos anos 40 pelas mãos de um inventor do sul da Califórnia que resolveu dar novas características aos instrumentos que, até então, eram acústicos, e que até os dias de hoje, revoluciona e influencia a indústria musical por todo mundo.
Se um instrumento musical pronto já nos proporciona certa admiração, o que dizer se pudéssemos conhecer a história e o processo de fabricação dele?
É o que nós vamos contar a partir de hoje, num especial de duas matérias a respeito da fábrica da Fender® na cidade de Ensenada, no México.
Neste mês de Março/2016, o gerente de nossa assistência técnica em São Paulo (Tectrônica) José Carlos Radighieri e o gerente de desenvolvimento de mercado da América Latina Sérgio Motta fizeram uma visita à fábrica mexicana da Fender® e vão nos contar um pouco mais sobre ela.
A Fender® mantêm uma fábrica no México desde 1987. Na década de 90 houve um incêndio no local e, tempos depois, a Fender® construiu uma nova fábrica – maior e mais moderna – em Ensenada, na região conhecida por "Baja California / BC " (Baixa Califórnia, a 200 milhas da outra fábrica nos Estados Unidos, em Ontario, Califórnia). Desde então, todos os instrumentos mexicanos e vários modelos de amplificadores são produzidos na fábrica de Ensenada (México).
Apesar dos instrumentos serem Made in Mexico, todas as madeiras utilizadas na fabricação dos produtos são "Made in USA".
O objetivo principal da visita foi o treinamento e melhoria da capacitação técnica para reparos e manutenção de instrumentos e amplificadores e, consequente aperfeiçoamento nos serviços oferecidos aos consumidores brasileiros, a partir de nossa oficina oficial e autorizada no Brasil. José Carlos acompanhou de perto todo o processo de fabricação e montagem de instrumentos e amplificadores Fender®.
"A fábrica é enorme e composta de 4 ou 5 galpões muito grandes. Apesar de muito do trabalho de produção assemelhar-se a uma "marcenaria", incluindo corte de madeira, lixadeiras e polimento, a fábrica é extremamente limpa".
"A produção é segmentada. Em um local são fabricados os corpos dos instrumentos, em outro os braços, em outro a pintura e em outro as partes elétricas", conta José Carlos.
Segundo José Carlos, o processo de fabricação envolve etapas totalmente mecanizadas – que correspondem à forma como imaginamos uma fábrica moderna – mas que envolvem etapas que são feitas artesanalmente, com operários utilizando as mãos e ferramentas manuais. "Esse fato me emocionou e mostrou que a construção de um verdadeiro instrumentos musical não pode ser feito somente por máquinas. As mãos humanas são essenciais nas etapas mais dedicadas do processo", finaliza o gerente.
Você pode conferir essa visita pelo vídeo feito pelo próprio José Carlos:
* Artigo por Júlia Meirelles.
Mais informações sobre toda a linha de guitarras, baixos, violões, amplificadores, assim como demais instrumentos e acessórios da Fender®, disponíveis ao nosso mercado, visite o site oficial da Fender® no Brasil.